quinta-feira, 17 de novembro de 2016

"Comandos" ou "borboletas"?


A hipocrisia do País acerca de tudo o que envolve Forças Armadas é absolutamente desprezível. Toda a gente mais ou menos informada tem uma ideia sobre o seu funcionamento e organização mas faz de conta que ignora até a sua existencia. A populaça só acorda para abordar o tema quando acontece um acidente. 
Depois de uma guerra em Àfrica que se desenrolou em tres frentes e envolveu directamente mais de um milhão de portugueses entre mobilizados e serviços continentais, muitas histórias passaram de pais para filhos, de filhos para netos, de maridos para mulheres, embora muitos desses veteranos de guerra guardem para eles memórias bélicas de violencias vividas e sofridas. 
Não é de estranhar, por isso, que grande parte dos indígenas cá da terra conheça a existencia dos "Comandos" e da particular dureza da sua instrução. Essa preparação intensiva e altamente especializada pressupõe a realidade de perigos vários e inclusivamente mortais, como aconteceu desde a sua fundação, em 1962. 
Quando alguém se voluntaria para um curso de "Comandos" sabe, á partida, que tanto pode sair dos portões da unidade como desistente, como ferido, como dentro de um caixão ou com a almejada boina vermelha e crachá após 12 semanas de sangue, suor e lágrimas. Estas possibilidades são do conhecimento do Comandante da Unidade, do Comandante da Região Militar, do Chefe do Estado Maior do Exército, do Chefe do Estado Maior das Forças Armadas e, no último degrau da hierarquia, o Comandante Chefe das Forças Armadas, o Presidente da República. Todos eles permitem a operacionalidade dos "Comandos" e, assim sendo, todos eles são coniventes com a vida e obra desta Especialidade.
A trágica morte de dois instruendos neste 127º curso despoletou uma onda de solidariedade para com a família das vítimas, como é normal, humano e natural, mas paralelamente ocasionou um tsunami de cinismo como se ninguém soubesse o que é necessário sofrer para chegar a "comando". No caso de se pretender criminalizar a ocorrencia então que se percorra toda a escala hierárquica das Forças Armadas e não apenas o comandante de instrução, os instrutores, o médico e os enfermeiros. 
Os cursos de "Comandos", como todos os outros, obedecem a um programa pré-definido e aprovado por altas instancias militares. Também dei instrução e nunca li em esquema algum se a preparação pára obrigatoriamente com calor, com frio, com vento, neve, chuva ou trovoada. Marchei e mandei marchar tanto com 40º em Santa Margarida como com -5º em Lamego, tanto na condição de instruendo como de instrutor. E houve mortos também. Mas naquela altura quem se importava? Não havia irmãs Ceausescu a imporem o fim dos "Comandos". 
A questão da água também levanta polémicas e opiniões contrárias. Até há pouco tempo era expressamente proibido beber água durante um treino ou um jogo de futebol por mais calor que se fizesse sentir. A FIFA e as federações ordenavam e os médicos dos clubes e das selecções obedeciam. Assim como na "minha" tropa o cantil era para andar cheio, não só para poupar o líquido para uma situação de emergencia como para o chocalhar da água no recipiente meio cheio não ser audível ao IN (inimigo).
Portanto, caros chefes militares, políticos "militarizados" e PR, ou querem "comandos" ou querem "borboletas"? 

73 comentários:

  1. Concordo.
    Quem se inscreve ja sabe para o que vai.
    No meu caso concreto pertenço a familia RANGER e a realidade e so uma... se querem ir aprender a fazer fogueiras e montar tendas no mato, então juntem se aos escuteiros.
    So os melhores dos melhores , a elite e merecedora da boina, seja verde seco vermelha ou verde musgo, são topas escpecias.
    Toda a dramatização passada pela comunicação social e comentários por pessoas que na maioria das vezes nem a tropa foram ou se foram apenas se contentaram com a chamada tropa normal e no meu ver ridícula.
    Ninguém os vai buscar a casa, ninguém os obriga a la ficar, quem não pode arreia.
    No dia que tiverem que passar por situações reais, ai sim vão agradecer a rigidez do treino.
    O treino rigido mas humano, a rigidez mas cuidada da parte dos instrutores define a qualidade desses soldados.
    Acidentes acontecem em todas as áreas.
    Para terminar cito a frase acima , que no meu ver apesar de ser num tom de sarcasmo está muito bem concebida.
    "...querem Comandos ou querem Borboleta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é por teres uma boina diferente que tens que desvalorizar os que se ficaram pela boina castanha que também de alguma maneira foi merecida...nem toda a gente tem que se sujeitar a isso ou simplesmente não o têm como um objetivo...não sejas idiota e pensa que todos os militares tiveram que em algum dia fazer sacrifícios...não é por teres uma boina diferente que és mais que os outro...e ridículo é esse teu comentário em relação a todos os que se ficaram pela cor castanha...São todos teus camaradas...e Deus queira que nunca precises da ajuda de um deles e te chamem ridículo por estares a precisar de alguém da "tropa normal"...morreram dois miúdos com a vida pela frente...ganha juízo e deixa-te de comentários estúpidos sobre muitos que são teus camaradas e que podem fazer muito na vida militar...isso é discriminação...não és mais que os outros...

      Eliminar
    2. penso que n percebeu o comentario, não menosprezo nem critico quem o faça. ate que portugal e dos poucos que tem boina na tropa convencional, certamente que saberá a razão tão bem como eu, ela tem valor e muito.
      O que quiz dizer foi que quem não se quer sujeitar ao trato das tropas chamadas de aforro especial então que não vá para lá.
      Não deturpe o meu comentário.
      LEia com olhos abertos e perceba o que quiz dizer. O treino operaional e rigido.E como é obvio e mais complicado que a tropa normal(convencional se preferir)
      assim sendo e normal que ocorram acidentes que também acontecem na tropa castanha.Provavelmente não serão da mesma gravidade pois também o risco e menor.
      Dou o exemplo dos camaradas para-quedistas, quantos se magoam a serio chegando mesmo a ficarem com mazelas par a vida em saltos de treino.
      Mas eles enfrentam aquilo com garra, foi para aquilo que se inscreveram.Conhecem o risco.
      Compreendo que os instrutores deveriam ter tido outro cuidado mas são acidentes.
      triste mas e a verdade..Acidente.

      Eliminar
    3. Aquela a quem tu chamas tropa "ridicula" são aquales te dão apoio a vossa dita tropa operacional sem eles vocês ném existiam. Vocês um pequeno número em consideração a tropa "ridicula" não eram ninguém !

      Eliminar
    4. Fiz a minha tro+a na EPI, 13 meses e que me lembre a ideia é treinar e não matar durante a instrução. E aquilo que chama de acidentes, neste caso não foram, foi sim exagero de parte dos instrutores que não souberam reconhecer os sinais. Não vale a pena vir com desculpas pois todos ouvimos os relatórios na comunicação social, Acidente é uma coisa, é um deles estar a subir um pórtico ou a fazer rapel, ou slide e corda, ou cabo, partirem, isso sim é acidente.

      Eliminar
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    6. O Edgar Maia não chamou "tropa ridícula", Anónimo das 15:07.
      A frase é esta "Toda a dramatização passada pela comunicação social e comentários por pessoas que na maioria das vezes nem a tropa foram ou se foram apenas se contentaram com a chamada tropa normal e no meu ver ridícula."
      Onde está "e no meu ver ridícula" deve ler-se "é, no meu ver, ridícula". E o que é ridícula? A dramatização passada pela comunicação social. Basta ler a frase toda para percebermos que aquele "e" é um "é".

      Eliminar
    7. Finalmente alguém que sabe ler.

      Eliminar
    8. E a escrever bem, para não induzir em erro?

      Eliminar
    9. Concordo completamente consigo. Para mim o mais importante na Língua Portuguesa é a Gramática. A falta de um acento, vírgula ou outra coisa qualquer, muda todo o sentido da frase, faz toda a diferença. E é assim que se dão os mal entendidos. Até nos SMS isso acontece, escrevem à pressa e não verificam antes de publicar ou enviar se está tudo bem redigido. Isto foi apenas uma observação, nada mais que isso.

      Eliminar
    10. Muito obrigdo, realmente aquele acento eu origem a uma interpretação completamente diferente.

      Eliminar
  2. Eu como ex-militar paraquedista gostaria de propor no curso de comandos uma prova de roleta russa. É que a sorte protege os audazes e assim podem provar a coragem. Se por acaso algum morrer, foi acidente...azar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A inveja é muito feia!

      Eliminar
    2. Isso é que era hardcore

      Eliminar
    3. Nao somos melhores nem piores que ninguem somos diferentes tenho dito

      Eliminar
    4. Ui, disseste tudo ahahah é acidente a partir do momento em que mão querem aceitar as responsabilidades
      Para eles não valem nada, uma vida,afinal já estão treinados para isso, para sofrer, para perder. Mas as restantes pessoas não estão é não são obrigadas a aceitar os abusos e erros dos outros e mesmo assim, ainda querem sair bem na história. Em qualquer Lado se alguém mata ou provoca a morte é responsável. Agora não venham com tretas que o exército é duro,a vida também é e estou viva

      Eliminar
    5. Tu de paraquedista não tens nada, e como tal és um cobarde que te escondes no anonimato, tu deves ser daqueles que saltam do r/c elevado pendurado num guarda-chuva e consideras-te paraquedista porque senão devias saber que "instrução dura combate fácil" acidentes acontecem senão não havia tantos bastardos

      Eliminar
  3. Instrução dura combate fácil.. ..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se morre durante a instrução não vaia combate. instrução dura é uma coisa, instrução desresponsabilizada é o que aqui se passou.

      Eliminar
  4. Nao sao borboletas, e nao tem de ser animais! Morreram duas pessoas!! Morreram duas pessoas!! A instrucao mata? Nao!! O que mata é a forma de que é dada!! Para tudo existem limites!! Deixem se de se esconder atras duma imagem! Sao uma forca especial, mas nao deixam de ser pessoas! As pessoas vao atras de um sonho, nao da morte! Que a justica seja feita e a verdade descoberta para calar tantas desculpas que sao comandos, nao borboletas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...o que mata é a estupidez ! Os culpados deviam apodrecer lá dentro....

      Eliminar
    2. Foram obrigado a ir?
      Não.
      Assinaram termo de responsabilidade?
      Sim?
      COMO TAL SABIAM PARA ONDE IAM E O QUE PODERIA ADVIR DAI.
      PERTENCER A TROPAS ESPECIAIS NÃO É PARA AQUELES QUE QUEREM, MAS SIM PARA AQUELES QUE CONSEGUEM.

      Eliminar
    3. CONCORDO FUI MILITAR MAS SIM CONCORDO NÃO SÃO BORBOLETAS MAS AQUI Á SERES HUMANOS NÃO ANIMAIS E ATÉ OS ANIMAIS SE EXIGE E MUITO BEM QUE SEJAM BEM TRATADOS MAS A TROPO E ISTO É EM TODA A TROPA,TODA A TROPA,T O D A A T R O P A É VERGONHOSO E POR ISSO QUE SEJA FEITA A PUTA DA JUSTIÇA E INVESTIGUEM BEM TODA A CORRUPÇÃO EXISTENTE LÁ DENTRO É VERGONHOSO A QUANTIDADE DE MILITARES QUE SAEM DE LÁ COM LESÕES PORQUE ELES QUERES PODEM E MANDAM SOB QUALQUER CONDIÇÃO AQUILO É EU MANDO TU FAZES E NÃO PIAS SEJA COMO FOR.... E QUANDO TE LESIONAS QUE SE FODA ÉS E ÉS UM MERDAS PORQUE ESTÁS LESIONADO NÃO INTERESSA QUEM MANDOU COM FOI OU O QUE ACONTECEU AQUILO É O TUDO OU NADA A TROPA APARTIR DO MOMENTO EM QUE SE ENTRA ATÉ ACABAR O CONTRATO PASSA SE A SER SOBREVIVENTE ATÉ AO FIM PORQUE SE ESTÁS BEM OK SE TE ALEIJAS OU TENS ALGUMA LESÃO PROVOCADA POR ELES CLARO..... COMO NÃO DEICHARIA DE SER, OU TE AGUENTAS OU VENS TE EMBORA MAS SE TE VIERES EM BORA LOGO OU FORES SOBREVIVENTE E ACABARES O CONTRATO NEM PENSEM QUE SE RESPONSAM PORQUE VEM SE COM A LESÃO PARA TIDA A VIDA E ELES LIMPAM AS MÃOS E DÃO VOS UM PONTA PÉ NO CÚ TÃO SE BEM A C A G A R VI MUITOS ACONTECEREM LHES ISSO E QUEM TRÁS ALGUMA COISA É UMA MISÉRIA QUE NÃO DÁ PARA COMER INVESTIGUEM E TIREM AS PROPRIAS CONCLUSÕES A TROPA SÓ DA INDICIOS PARA INVESTIGAÇÃO QUANDO ACONTECEM ESTAS COISAS PORQUE DE RESTO PASSAM DESPERCEBIDOS MAIS UMA VEZ É V E R G O N H O S O A ÚNICA COISA BOA É QUE TENS UM ORDENADO CERTO AO FIZ DO MÊS DE RESTO NÃO HÁ NADA QUE SE APROVEITE QUE LÁ CAI É ESCRAVO DELES POR SETE ANOS CÁ FORA ÉS GENTE LÁ DENTRO ÉS ANIMAL

      Eliminar
  5. Foi precisamente o tipo de ideias aqui expostas que levaram à morte de dois homens. A instrução deve ser para instruir, não para levar à morte. Ninguém coloca em causa que o treino seja duro e nos limites do suportável. No entanto, quando é evidente que o instruendo está às portas da morte deve abandonar compulsivamente o treino e ser convenientemente assistido. Nem percebo como é possível alguém achar que é mais razoável e normal morrer num treino de selecção e filtragem do que ser obrigado a abandonar. Os instrutores não estão lá para se armarem em machos alpha mas para usarem as cabecinhas. Neste caso há a agravante de ter sido o primeiro treino, em condições talvez demasiado exigentes para a preparação dos instruendos. Não terá sido negligente colocar os aspirantes a comandos naquela situação logo no primeiro dia? O resultado está à vista: morreram dois rapazes e quase dez foram parar ao hospital. Só é pena que no meio de tanto "macho alpha" não exista nenhum Homem com H grande e com eles no sítio para dar um passo à frente na altura de assumir as suas responsabilidades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei nem.mais grandes verdades!! Mas sabem animais não vão ensinar algo q não sabem se são animais jamais os vão instruir da melhor maneira
      Eles querem é máquinas de destruição e dps andam a apelar que o mundo está cada vez pior, quando são eles próprios que criam as armas que um dia os pode vir a matar...

      Eliminar
    2. Caro db, gostei muito do seu comentário, equilibrado e cheio de verdades. Pelos comentários de muitos, ditos militares,que aqui passaram dá para ver como têm a cabeça, completamente descompensados.

      Eliminar
    3. Boas,

      Fui militar e dei instrução no Exército.
      Não percebo como se deixa morrer dois homens, que estavam a precisar de auxílio médico...
      Cagança e mania a mais, é o que é...
      Nem nas melhores forças estrangeiras se vê situações destas. Enfim...

      Condolências às famílias!

      Eliminar
  6. Gente burra pra caralho a falar de tropa ! E fossem os vossos filhos a morrer !! Enfim, tambem sou RANGER mas condeno uma morte em treinos. Mania do caralho, frustrados e infelizes, esses "instrutores" lool

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assino por baixo este comentário.
      Também eu fui (e considero-me ainda) militar de Operações Especiais) e felizmente durante o meu curso sempre tive graduados do QP a tomarem decisões sobre ao instrução, mesmo os graduados milicianos sabiam como nos tratar do "cabedal". A ser verdade todas as acusações é grave o que aconteceu e penso que o Centro de Tropas comando deve de repensar seriamente a selecção das equipas de instrutores a bem do seu futuro. Na certeza que os Comandos fazem muita falta ao nosso país.

      Eliminar
  7. Que quererão provar com as mortes dos instruendos, que ser comando é só para alguns ? Que saibamos quer nos fuzileiros ou nos paraquedistas ninguém morre por falta de água e não são inferiores. Todos pertencem à elite militar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São bastante inferiores sim!

      Eliminar
    2. eu como fuzileiro de 94 na reserva nao sou inferior a um comando, ranger ou paraquedista, sim sou diferente como militar da marinha de guerra portuguesa fui tratado com respeito mas tive instrucao de combate das tropas especiais, nada diferente das outras armas mas sim com vertentes diferentes, nao ha nada nas outras armas em que eu nao o possa fazer, posso saltar de paraquedas, ser sniper, fazer recon, fazer incursoes, e muito mais mas nao sou melhor que nenhuma outra arma... talvez tenha existido abuso na instrucao nao estava la nao posso afirmar quando fui a inspecao dei-me com volumtario a cumprir o smo nas tropas especiais fui fazer as provas fiquei apto, tornei-me fuzileiro nao mais que outra arma acima descrita... em outras tropas no mundo todos os dias morrem instruendos em instrucao e ninguem fala so porque somos um cantinho plantado a beira mar veem pessoas falar se fosse teu filho ou da tua familia seria outro caso mas nao realidade nada mudaria na minha maneira de pensar... os meus avos ja diziam quem nao pode arreia, a realidade do cursos de tropas especiais sao se nao consegues ultrapassar os teus limites desiste... para quem nao sabe veja o filme g. i. jane desculpem ser uma mulher a tentar ser seal mas mostra um bocado a realidade generalizada das tropas especiais quem nao aguenta desiste

      Eliminar
  8. Concordaria com um treino altamente difícil se Portugal estivesse na iminência de ataques.... ainda assim mais triste é que atacam anualmente o país com fogos ... acabando com o pouco o2 que temos...e nem comandos nem paraquedistas todos juntos conseguiriam fazer nada!!! tenham juízo o ser humano é de carne e osso daí todos morrerem... mesmo fortemente e altamente máquinas!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto-me na obrigação de lhe informar que milhares de militares foram empenhados no combate aos fogos, inclusive eu que sou comando, que abdiquei de tempo de férias para ir ajudar os bombeiros nos quintos do caralho mais velho. E o resto do seu argumento vale merda!

      Eliminar
    2. mais uma abecula a falar... sim portugal nao tem iminencia de guerra mas qual e a logica de nao dar instrucao dura em caso futuro isso venha a acontecer no tua maneira de falar depois da casa roubada trancas a porta depois de uma situacao de guerra iminente treinar a pressa carne para canhao como o caso das guerras coloniais, no caso dos tais fogos florestais muitos militares estiveram a fazer patrulhas de apoio sim nao foi sufuciente mas porque nao exitem leis capazes de obrigar cidadoes donos de terrenos de mato a fazer a sua limpeza ou mesmo pegar em presos e polos a limpar matas pertencentes ao estado portugues fazelos pagar pela sua estadia nos establecimentos presionais mas la esta fala-se muito mas obras ficao por fazer

      Eliminar
  9. É muito triste a morte de alguém, mas concordo com o primeiro texto se é para haver culpados nao serão só os "mandatários" mais baixos pois toda a linha de comando em Portugal sabia do que se passava na instrução das topas especiais, senão sabia o caso ainda é pior pois "anda tudo ao Deus dará".

    ResponderEliminar
  10. É tudo muito bonito!! So treinadores de bancada a falarem do que nao sabem. Nao é a negar agua ou cuidados medicos que se formam bons militares eu fui militar e ouve e sempre haverá abusos mas nada que envolva por em risco a vida de alguem...

    ResponderEliminar
  11. Fui militar recentemente e tenho todo orgulho na instituição que servi, tenho muito a agradecer a todos os meus camaradas chefes e a todos os intruendos e toda a fase de instrução. E acho lamentável haver pessoas que desvalorizam a morte deste jovens por incompetência daqueles que deixaram este jovens morrer sem razão qualquer apenas por ego por ir mais longe por burrice acredito eu. Para que servem estes jovens mortos??? Só gente doente é que pode defender estas pessoas que têm de ser responsabilizadas por este crime. acho que esse texto só pode ter sido escrito por alguém com alguma paranoia ou como dizem na giria está "biladinho com a tropa" Acordem... não são mais do que ninguém. quer seja comando, paraquedistas, ou soldado raso, aprendam as respeitar os limites.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que apodreçam na prisão é corupção por todo o lado na tropa então é corrupção da g r a n d e mesmo e ninguém investiga e nisto igual lamentavél dizer mas é verdade eles estão se a cagar se morreu um ou dois ou três querem é comer e beber do bom os comandantes usam o carro que lhes é atribuido para ir as compras e buscar os meninos á escola quando apenas deveria servir para os buscar e trazer até á unidade puta que os pariu

      Eliminar
  12. Tem de existir justiça neste País e fosse um filho meu não me calava um segundo.Espero justiça e pesada!
    Borboletas devem ser os militares envolvidos e outros iguais que ainda não se afirmaram. Hipócritas............

    ResponderEliminar
  13. Corruptos e oportunistas que apodreçam na cadeia e façam investigações também de andarem a utilizar o carro que lhes é atribuido para os levar e trazer a casa e eles usam no para outros fins pedem ao condutor que vá ás compras com a mulher,levar os filhos á escola,passear isso também filhos da puta ganham bém e ainda roubam

    ResponderEliminar
  14. Cumpri tropa nos fuzileiros, sim existe muita força mental, e física, mas no meu caso não vi casos de extrema violência por parte da instrução.e como foi referido anteriormente quem não tem condições e só desistir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acha que aqueles dois estavam em estado de desistir?

      Eliminar
    2. De certeza que nao era o primeiro dia de instruçao ?Embora condeno actos que nao estejam no programa de instruçao, no meu caso nao passei sede ate tinha agua a mais, tropas especias instruçao especial, pistas de lodo as 4 da manha com temperatura da agua e lama abaixo dos 4 graus so estava la quem queria.

      Eliminar
    3. Foi o primeiro dia de instrução sim senhor. Lembra-se que foi no dia mais quente do ano, num Verão já de si anormalmente quente? Não acha que negar água naquelas circunstâncias é passar os limites do razoável? um deles já estava a delirar no chão a cuspir seco e em vez de água deram-lhe areia. Dureza é uma coisa, insanidade é outra. A morte é definitiva e irreversivel, é uma coisa muito séria.

      Eliminar
    4. Concordo plenamente.tudo tem limites!!

      Eliminar
  15. Mandar palpites é facil...
    Estar na pele e tirar o curso comando é mais dificil é preciso passar por elas para se poder falar.
    Isto não tira a responsabilidade dos instrutores.
    Agora comparar tropas de elite não se metam nisso ninguém é melhor ou pior nem igual
    Os Comandos são diferentes,por a sua origem por a sua forma de estar pela sua disponibilidade
    Fisica, disponibilidade psicológica pela camaradagem, enfim podia continuar a enumerar muitas mais diferenças.
    Ser comando é mesmo Diferente.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  16. A questão é saber se houve crime, isto é, abuso e(ou ausência de auxilio ou auxilio inapropriado. Fazer um instruendo, em risco de vida, rastejar até à ambulância, não me parece que faça parte do curso. Há que apurar o que de facto aconteceu.

    ResponderEliminar
  17. O que aconteceu com os comandos podia ter acontecido com qualquer outra tropa. Este problema não é de agora. A instrução ou os responsáveis pelo planeamento, organização e implementaçao deste tipo de cursos são uns incompetentes, deveriam ser chamados à pedra e isso não acontece nunca, só espero que caia o oficial superior e o médico. O médico nãp por mandar rastejar,...em tropas deste gabarito pelo mundo o médico do regimento é um coronel e em termos de saúde ele é que dita o que o soldado pode ou não fazer e quando, ele define o que ele come ou bebe, faça calor ou frio. E por fim criar un sistema em que os instruendos se automotivem, falhar x horas de curso rua ou recomeça do zero, sem sequer o instrutor ter de se preocupar e forçar certas andorinhas a fazer coisas quando não pode e quando muitas vezes o Coronel diz que precisa deles com curso feito. Para finalizar os abusos sempre existiram e os vossos comentários assim o provam o azar foi o S Pedro, espero que sirva para refletir seriamente nesta merda.
    Calhou estar calor, muitos entendidos falam que depois na guerra isto ajuda....não ajuda em nada se estiver um frio de rachar..............para qualquer cenário tem que haver uma adaptação ás condições climatéricas e até geográficas, essa conversa do tem que aguentar é pura ignorância. O clima em Portugal mudou caros camaradas há 20 ou 30 anos à hora que isto se sucedeu a temperatura era mais baixa. Deduzo então que para não se chatearem fotocopiaram os horários dos cursos antigos. E mais não digo porque isto me faz espumar.......Portugal no tempo do ultramar estava no topo do que se fazia na altura mas hoje não.

    ResponderEliminar
  18. As nossas Forças Armadas são o ultimo bastião de honra, lealdade e abnegação de uma sociedade cada vez mais mole, murcha e amorfa, numa sociedade com estas características é normal que qualquer que tenha uma espinha dorsal recta e pronta para tudo, assuste e que quando há mortes se assustem e disparem em todas as direcções, se eu vou roubar sei que posso ir preso, se estou a conduzir posso ter um acidente, e por ai adiante, que integra uma Força Especial e dai o seu nome, ESPECIAL, NÃO É PARA TODOS, mas todos podem tentar, e só não morre de certeza absoluta quem não tenta, não tornemos o ultimo bastião de honra em uma coisa amorfa como a sociedade, não façam com as nossas Forças Armadas o que estão a fazer com as Forças Policiais, por medo por defender o que foram ensinados e lentamente a ficarem meros agentes observadores, o mundo caminha a passos largos para um confronto grave que ainda ninguém sabe como será, e eu ai gostava de ter a mesma operacionalidade que tinha na guerra de África, um pais a combater insurgentes, nações africanas e as super-potências e resistimos graças ao envolvimento de todos. A todos vós o meu muito obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dar a vida por uma guerra do país? Dar a minha vida a destruir vida dos.outros? peguem nas vossas vidas, nessa dureza,nesse treino e rigidez e transformem o mundo. Se vale a pena formar máquinas de guerra utilizando a rigidez e a disciplina podiam então pouco a pouco mudar o mundo da mesma maneira que mudam as pessoas e as suas vidas. No fundo ninguém sabe de nada, somos meras peças para essa gente. Impressionante é que só reúnem esforços para a merda para fazer o bem ninguém está lá. Vamos lá educar as pessoas!! Que o que falta não são máquinas de guerra o que falta são pessoas fortes capazes de ultrapassar as dificuldades, capazes de ultrapassarem as piores situações, mas tendo os seus princípios e valores. Hoje em dia não existe pessoas, existe seres humanos, meros recipientes vazios, de alma e mente vendidos

      Eliminar
  19. Sou militar reformado que saí com mazelas graves que assumo pois que as tive no cumprimento daquilo a que me propus fazer (fiz parte do serviço de salvamento da Força Aérea) não aconteceu em missão real de salvamento mas num treino, para se estar apto tem que se treinar duro, provavelmente cumpri muitas missões reais difíceis por estar preparado mas tudo tem limites. Um bom instrutor é aquele que sabe até aonde pode ir. A água e a ajuda humana a quem está a sucumbir não se pode negar e muito menos a médicos que foram treinados e formados para salvar, ou será que tinham medo de perder a boina se o fizessem?
    Também há por aqui muita gente a dizer genéricamente mal dos militares como sendo corruptos ladrões e outras coisas mais todas elas negativas seria talvez melhor olharem para a própria casa e não para a casa dos outros. Teria muito mais a dizer mas por agora fico-me por aqui.

    ResponderEliminar
  20. Fui instruendo deste curso de comandos, infelizmente nao o terminei, saúdo quem vai terminar dia 25 deste mes pois sao grandes camaradas meus.
    Embora o treino dos comandos seja dificil e deva ser dificil, é ridicula a quantidade de poder que um instrutor tem sobre nos.. Foram muitas as vezes que nos foram ditas estas palavras" voces estao a passar mal? Nao me interessa, o vosso corpo aqui na carreira de tiro é nosso, so daqui saiem no final da instruçao ou mortos.".
    Coisa que nao faz sentido, nem todos os corpos têm o mesmo limite, se un instruído esta no limite maximo e diz nao aguentar mais, é facil.. Retiram no da instrução e dizem" se esse é o teu maximo.. Nao é suficiente para continuar no curso.. Estás eliminado" é Simples.. Nao faz sentido estar a massacrar alguem que ja esta no seu limite maiximo como aconteceu com o abreu e o Silva.
    E sim devemos estar bem preparados para o curso.. Eu nao estava mas vou tentar o proximo, mas os instrutores têm de ser rigidos para todos de igual forma e nao so para alguns. .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro camarada, gostaria que me contactasse para o meu email tosaco@hotmail.com no caso de estar interessado em prestar alguns esclarecimentos aqui no meu blogue, sob sigilo de indentidade (sou jornalista) e sei o que são forças especiais (Ranger 72/76) Cumprimentos.

      Eliminar
  21. O pessoal boina castanha a dizer que os tropas especiais nao são mais que eles? é verdade não somos, mas somos BEM DIFERENTES, a vossa boina é vos dada à 5ª semana, a minha custou 6 meses, e mais 6 meses de praxe bem pior do que os 6 meses anteriores! depois de 1 ano é que somos considerados como camaradas dos mais antigos! não venham com merdas porque o primeiro bico que me disser isso na frente leva logo uma cabeçada... disse.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És o meu herói.
      6 meses o tanas, seu aldrabão. Acorda e deixa de ver filmes tipo "GI Jane..."
      Diz aqui qual é a tua especialidade. Pois não há nenhuma em Portugal que demore 6 meses, à volta disso aoda o COE/QP (quase de certeza que não sabes o que isto quer dizer...).
      Disse.

      Eliminar
    2. Em resposta aos comentários anteriores.. só pra esclarecer.. que não sei a que tipo de especialidade se refere o primeiro comentario onde fala em seis meses de curso.. penso q o de comandos seja 12 semanas, o das operaçoes especiais dos quadros permantes como se fala no segundo comentario é por volta de seis meses.. e o dos fuzileiros é de 9 meses.

      Eliminar
  22. Acho que anda aqui muito alucinado... uma tropa rigorosa não justifica uma tropa irresponsavel... o que mais uma vez aconteceu foi que dois militares foram privados dos cuidados médicos mínimos exigidos e em tempo útil. Apenas isso... ou será assim tão difícil de entender?!?!?!? Penso que ninguém aqui esta a fazer uma caça ás bruxas... Apenas queremos a vetdade.Eu sou um defensor das tropas especiais!

    ResponderEliminar
  23. Nao e ecessari levar a instrucao a extremos e deixar que companheiros morram de exaustao por falta de assistencia isso e uma burrice e de uma ignorancia total ..operacoes especiais ou mesmo para sao tao bem ou melhor preparados que comandos e nao perdem vidas inutilmente ...acho que devim ser julgados e devidamente condanados gracas a ignorancia dos mesmos

    ResponderEliminar
  24. Esses meninos que estao todos a dizer: "querem Comandos ou querem Borboletas?" acho que são todos borboletas...pelo que vi nas noticias muitos dos instruendos desmaiaram várias vezes naquele dia de treino. Eu não percebo nada de forças armadas, mas percebo de esforço. Se as pessoas desmaiam várias vezes é porque o treino está a ser mal feito, se a ideia é replicar uma situação de guerra real, então essas pessoas na guerra morriam num instante porque nem tinham força para se manter em pé...ao fim e ao cabo concordo com a publicação original, o problema é de quem planeia o curso, mas também de todos os intervenientes que nele estão envolvidos. É a tal maxima "se te disseram pa te atirares para um poço, tu atiras?"

    ResponderEliminar
  25. é caso para dizer que toda esta gentinha dispara em todas as direçoes sem atingir o alvo.
    A unica resposta a este triste caso é que os proprios instrutores, foram eles mal selecionados
    e mal formados. ( Nao se é isto ou aquilo) so alguns é que o sao. Fala alguem que passou um ano a formar-se em Fuzileiro Especial--que fez 2 comissoes nos conflitos das antigas colonias

    ResponderEliminar
  26. Concordo em absoluto que um corpo de tropas especiais tem de ser preparado para enfrentar situações de grande perigo, e sair de lá com vida. Sei bem do que falo, pois fui combatente no tempo que os tiros eram mesmo para matar. Mas a preparação militar serve também para eliminar os que não revelam as capacidades necessárias, e estes têm de ser devolvidos ás suas famílias VIVOS, e não mortos. Se houve crime tem que haver condenação. E não é preciso ser-se comando ou ranger para se ser um militar competente e de honra.

    ResponderEliminar
  27. Os comandos e uma cambada de convencidos de merd... que só tem manias e nesta altura totalmente imprestaveis e sem serventia a nao ser para comer dinheiro dos contribuintes que lhe pagam os altos ordenados se as pessoas tivessem juízo nem sequer iam para lá. Acho que deviam acabar com todas as forças militares pois já não fazem falta nenhuma ao país.

    ResponderEliminar
  28. mais uma abecula a falar... acabem com os militares nao estamos em situacao de guerra bla bla bla... quem defendera o nosso estado de soberania padeira de alves barrota foi no passado para isso temos os militares os mesmo que defenderao o teu direito de abrires a boca pela maneira que falas em 25 de abril 1974 em todos os estados democraticos tem de existir militares para proteger a soberania do pais que representao contra todis os male externos e internos

    ResponderEliminar
  29. Eu fui paraquedista militar e a instrução foi dura de nos levar a desgaste fisico e psicológico mas sempre com instrutores atentos a ver até onde iriamos aguentar , pois estavam a formar futuros camaradas que na linha de combate estariam la tambem para eles , só desistia quem psicologicamente não aguentava a intensidade da formação. Acho que neste caso deste chamado acidente se houve abuso de autoridade e perseguição por parte do sargento em causa, por razões pessoais acho que deve haver um inquerito aprofundado pois trata se na instrução de instruir e não vingar até ao ponto de morte , se for o caso deve ser punido e assumir o que lhe aconteça como homem e renunciar à boina de comando para não denegrir essa força especial

    ResponderEliminar
  30. Bom eu não estava lá como tal não vi, apenas posso deduzir. Mas vendo de fora parece me a mim que os instrutores não souberam controlar a situação,talvez por falta de experiência. Nas tropas especiais tem que haver dureza, testar limites físicos e psicológicos, mas não se podem ultrapassar certas linhas. acidentes podem acontecer, e nestes cursos são sempre acrescidos. Estive nos fuzileiros,e já houve acidentes graves e até morte em instrução.No meu curso tive instrutores do quadro com 20 e mais anos de serviço militar, alguns ainda que combateram no ultramar. A experiência faz a diferença.

    ResponderEliminar
  31. Para o Anónimo20 de novembro de 2016 às 16:09
    A maioria das pessoasão tem ideia do que é o sacrifício de tirar um curso de comandos por isso devo pensar que nem a tropa foste eu compri o meu serviço militar obrigatório.

    ResponderEliminar
  32. Fui Ranger em Portugal e também fiz parte da Legião Estrangeira Francesa. A instrução no norte de África era duríssima e muito violenta, mas ninguém nos tentou matar de desidratação e de esgotamento total. Isso não contribui para uma melhor preparação mas sim para desmotivar os militares. Os únicos mortos em preparação foram em exercícios de fogo real e apenas pontualmente devido a estilhaços e ricochetes acidentais. Admiro os Comandos, mas têm de repensar a preparação, porque espancar e matar não torna os recrutas mais fortes ou eficientes.

    ResponderEliminar