terça-feira, 2 de janeiro de 2018

A acção do governo em 2017


Apreciação à conduta do governo de Portugal durante o ano de 2017 no qual o primeiro-ministro e Cª foram bastante mais eficientes a apagar as suas asneiras do que a apagar os incêndios que destruíram gande parte da mancha florestal do interior. Mas existem muitas outras nódoas negras do executivo, amenizadas na opinião pública para uma comunicação social reverente na sua maioria e transmissora da publicidade enganosa transmitida desde S. Bento. 

António Costa (primeiro-ministro) -- Um refugo da tralha socrática que mente com a mesma facilidade com que sorri. Descobriu o Ovo de Colombo ao acompanhar as reversões por aumentos de impostos, taxas e taxinhas que anulam as prebendas social-comnistas. A ineficácia do Estado sobe a um ritmo maior do que a descida do défice. Mas o que importa aos beneficiados por cada euro que recebem que sejam retirados dos serviços públicos dois ou três euros em cativações? Mais ano menos ano, se esta gente se equilibrar no poder, teremos ordenados ao nível da Alemanha, impostos ao nível da Suécia e uma qualidade de vida ao nível do Burkina Faso...

Augusto Santos Silva (ministro dos Negócios Estrangeiros) -- Outro refugo da tralha socrática que só não "malha na direita", como gosta de se gabar, porque o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o coloca em sentido antes que ele abra a boca para entrar mosca ou sair asneira. 

Maria Manuel Leitão Marques (ministra da Presidência e da Modernização Administrativa) -- Um nome e uma denominação ministerial mais longa do que a sua actividade na geringonça. Deve fazer alguma coisa, embora não se saiba bem o quê. Ou também é tralha socrática ou também é amiga do Costa. Das duas uma. Ou mesmo as duas...

Mário Centeno (ministro das Finanças) -- O tipo das duas caras que estava arrumado a um canto no Banco de Portugal. Por cá é um gajo fixe de Esquerda que distribui reversões a torto e a direito, na Europa é um ortodoxo de Direita que cumpre direitinho todas as ordens e euros emanados de Bruxelas. Equilibra-se nesta dicotomia com a mesma presteza com que o Cristiano Ronaldo se equlibra antes de rematar. Só com uma diferenta: o CR7 marca golo e este patusco chuta para a bancada. 

José Alberto de Azeredo Lopes (ministro da Defesa Nacional) -- O personagem ideal para quem adora desenhos animados. Lembram-se do Recruta Zero ou do Taka Takata? Quem quiser aprofundar o seu conhecimento sobre este "cartoon" que abria as portas para o presidente da câmara do Porto, Rua Moreira, passar ou segurava no guarda-chuva para o chefe fanático pelo FC Porto não se molhar, aconselho vivamente as "guerras do Solnado". São quase tão divertidas quanto este indivíduo...

Eduardo Cabrita (ministro da Administração Interna) -- O substituto da "dona de casa desesperada" que antes ocupou o cargo é um tipo ligado às Finanças e exerceu funções em Macau...A sua acção mais palpável neste novo carga foi uma sesta que dormiu numa cerimónia qualquer. Não gabo a sorte à GNR e à PSP com este papa-cargos a tutelá-los. E quanto ao pessoal que mora junto às florestas é melhor fugirem quando o calor apertar...

Francisca Van Dunen (ministra da Justiça) -- Ainda será militante do MPLA? Nada mais a assinalar, o que diz bem da sua (in)acção na área que...que...que nada!

Pedro Siza Vieira (ministro Adjunto) -- Tem o Leadership Programme da Harvard Business School...que espectáculo. Txiiii. Está tudo dito. Mas nada feito... 

Luís Filipe de Castro Mendes (ministro da Cultura) -- Ohpá, eu sei que as minhas pintura não são umas obras-prima, mas não me arranjas aí umas exposições para ganhar uns trocos porque a minha reforma é cada vez mais curta para meses tão compridos? Obrigado. A propósito, sabes que as ruínas do Carmo estão em ruínas? 

Manuel Heitor (ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) -- Outro resquício da tralha socrática. Se a ciência vem dos Estados Unidos e a tecnologia vem da China e a malta do ensino superior emigra porque é que este ministro havia de se chatear com estas minudências? 

Tiago Brandão Rodrigues (ministro da Educação) -- Mini.... ahahahah... istro... ahahah... da.... ahahahah.... Edu... ahahahah... ca... ahahaha... ção? ahahahah... Achas que o Mário Nogueira deixava?... 

Vieira da Silva (ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social) -- Este ícone da tralha socrática e (mais um) amigo de Costa já merecia a reforma. O coitado já nem se lembra que esteve na Raríssimas, não se lembra que foi à Suécia, não se lembra que aquilo que assinou não era uma fundação. Será que o Memofante é uma tanga que não faz efeito? 

Adalberto Campos Ferreira (ministro da Saúde) -- Como não brinco com coisas sérias abstenho-me de comentar esta brincadeira do Costa com a Saúde. 

Pedro Marques (ministro do Planeamento e das Infraestruturas) -- Gosta de jogar ténis e a Ponte Sobre o Tejo ainda não caiu. Siga para match-point...

Manuel Caldeira Cabral (ministro da Economia) -- As lojas dos chineses estão à pinha, os indianos e paquistaneses florescem os negócios no Intendente, os nepaleses começaram a abrir lojas e não fecham ao domingo, os tailandeses apanham bivalves no Tejo, a Auto Europa está quase a mudar-se  para a Roménia ou para a Albânia, portanto tudo calmo e sereno por cá. Os turistas (ainda) chegam, ok.

João Pedro Matos Fernandes (ministro do Ambiente) -- Desde que os cães não caguem na rua e os donos não deixem ficar o excremento na via pública está tudo controlado. 

Capoulas Santos (ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural) -- Se não fosse um dos mais arqueológicos vestígios da tralha socrática e amigo (outro) do Costa tinha-se chamuscado com os fogos mortíferos.  Pelo contrário, a floresta ardeu como se não fosse nada com o ministro das...florestas. Mais comentários para quê? 

Ana Paula Vitorino (ministra do Mar) -- A senhora está doente e respeito isso. Desejo-lhe as melhoras!

Uma pergunta ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa: porque razão não pôs toda esta gente a andar? Será preciso chegar à falência absoluta do Estado? 


Sem comentários:

Enviar um comentário