terça-feira, 29 de novembro de 2016

O "Eixo-pró-Obama-anti-Putin" da Clara


O programa pseudo-ex-satírico da SIC assemelha-se actualmente cada vez mais a um conselho de ministros de António Costa naquela estação televisiva. Entre loas e hossanas dedicadas ao primeiro-ministro durante quase uma hora de emissão, sobra ainda, de vez em quando, um espaço para umas "bicadas" internacionais que variam da eloquencia ao insulto consoante a ideologia do visado.
Na última sessão de propaganda á Geringonça, Clara Ferreira Alves saiu-se com uma "notícia" aterradora de especulação política grosseira. Segundo a dita cuja, existe uma tragédia em Aleppo, a segunda maior cidade síria, que as forças do regime de Assad apoiados pela aviação russa procuram retirar das garras do Estado Islamico. Até aqui tudo bem. Porém, a comentadora, agora expert em assuntos militares, não se eximiu em pormenorizar que as bombas despejadas pela aviação de Putin são artefactos assassinos que destroem hospitais, escolas, civis, mulheres e crianças. 
Não duvido que existam os tais "danos colaterais" num conflito em que se debatem e matam os mais variados interesses fora das regras da Convenção de Genebra por não se tratarem de combates entre forças convencionais, mas de vários grupos de "soldados" ocasionais que se regem por doutrinas próprias.
O que me causou urticária intelectual foi a pretensa relação que Clara Ferreira Alves pretendeu fazer entre um homicida presidente Putin e um glorioso presidente Obama, omitindo, após uma engraxadela ao ainda hóspede da Casa Branca, que foi ele, o Barack, o responsável pelo apocalipse na Síria e que as bombas made in USA causam em Mossul, no Iraque, os mesmos danos e vítimas civis na guerra contra o Estado Islãmico, dada a estratégia dos terroristas de se fundirem ou confundirem e protegerem entre a população. 
Lá que a Clara seja uma admiradora fiel de Obama está no seu direito. Omitir e deliberadamente por simpatia ou antipatia numa estação de televisão é que não é justo nem sério.  

Sem comentários:

Enviar um comentário