quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Guterres, a picareta falante da ONU

E agora, caro Guterres? Agora deixou de ser a "picareta falante" cá do pãntano á beira do mar mal frequentado para botar voz para todo o mundo a partir da ONU. Não é a mesma coisa do que quando ía á missa com Marcelo Rebelo de Sousa, antes do 25 de Abril, na Juventude qualquer coisa Católica. Muito menos quando conspirava no sótão de Algés, juntamente com o especialista em golpes António Costa, contra Mário Soares. Também não lhe ficaria bem agora negociar queijos limianos como o fez para se manter no governo. E fugir a sete pés do cargo como o fez quando abandonou São Bento á sua sorte também não lhe granjearia uma boa imagem.
Agora tem de se haver com os Estados Unidos, a Rússia, a Turquia, o Irão, o Iraque, a França e a Grã-Bretanha e o Líbano por causa da guerra da Síria. Tem á perna Israel, o Hamas, a Autoridade Palestiniana, o Egipto, a União Europeia e os Estados Unidos devido ao eterno conflito na Palestina. E ainda lhe moerão o juizo com assuntos "menores" como a Ucrãnia, a Líbia, o Sudão, a Somália, a Nigéria, o Mali, a Coreia do Norte, a Coreia do Sul, a China, o Vietname, as Filipinas, etc.
Ufff! Que canseira. Ainda fica afónico.
E quem sabe se para lhe complicarem ainda mais a vida não renascerá em força a questão de Olivença e a perspectiva de um Portugal-Espannha á batatada como nos bons velhos tempos de Aljubarrota...

Sem comentários:

Enviar um comentário